Um estudo sobre o sistema de sexo/gênero a partir da lógica filosófica e matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.49492

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma aproximação entre a lógica filosófica e matemática clássica e o sistema de sexo/gênero hegemônico, orientado pelo paradigma binário homem/mulher. Proporemos a formalização de uma lógica de sexo/gênero clássica a fim de revelar como esse modelo cosmológico colonialista opera a partir dos mesmos princípios da lógica clássica, a saber, da identidade, da não-contradição e do terceiro excluído. Por conseguinte, avaliaremos como certas vidas, nomeadas atualmente como ‘trans’, provocam explosões e colapsos nesses sistemas lógicos clássicos. Assim, indicaremos que essas existências remontam diversas rotas culturais que têm sido apagadas e perseguidas pelo sistema colonialista, mas que ainda podem ser retomadas e revividas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Jade Puosso Cardoso Gouveia Costa, Universidade de São Paulo

Graduade em Filosofia (USP), mestre e doutorande pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Puosso Cardoso Gouveia Costa, C. J. (2023). Um estudo sobre o sistema de sexo/gênero a partir da lógica filosófica e matemática. Revista Periódicus, 1(19), 318–342. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.49492