Sobre futebol, super-heróis e super-heroínas: episódios das lembranças de uma criança relembrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.48807

Resumo

O texto aqui traduzido é um ensaio de cunho autoetnográfico. Nele, o autor relembra episódios de sua infância queer e, de forma crítica, analisa como os super-heróis e super-heroínas, representados nas mais diversas mídias, foram importantes para que ele enfrentasse a masculinidade hegemônica imposta pelo futebol. O texto conta com ilustrações do artista espanhol José Manuel Palenzuela, feitas exclusivamente para este ensaio. No que se refere aos termos da linguagem queer, minha proposta tradutória foi a de não traduzi-los, não domesticá-los, e não grafá-los em itálico, como uma estratégia de resistência e de subversão, partindo dos mesmos princípios defendidos pelo autor, que, assim como eu, é tradutor e pesquisador dos Estudos da Tradução. Além disso, tentei eliminar o “masculino universal” presente nas línguas portuguesa e espanhola por meio de uma tradução que empregasse, sempre que possível, termos genéricos em português e, quando não, acrescentei a designação feminina equivalente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iván Villanueva-Jordán, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas

Professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, em Lima, Peru. Doutor em Tradução pela Universitat Jaume I, Mestre em Estudos Culturais e Especialista em Estudos de Gênero, ambos pela Pontificia Universidad Católica del Perú. É graduado em Tradução e Interpretação pela Universidad Ricardo Palma.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

Villanueva-Jordán, I. (2023). Sobre futebol, super-heróis e super-heroínas: episódios das lembranças de uma criança relembrada. Revista Periódicus, 1(18), 348–369. https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.48807