A força performativa do espaço:

rasurando regimes de visibilidade

Autores

  • Roney Gusmão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.42520

Resumo

Resumo: O propósito neste texto é o de oferecer uma revisão de literatura que, numa abordagem interdisciplinar, problematize a dimensão performativa do espaço. Essa ideia ajuda a conceituar o espaço como parte integrante das subjetividades impressas nos corpos e, ao mesmo tempo, como suporte catalisador do engajamento de grupos que contestam a visibilidade. Por reconhecer a transitividade dos discursos que atravessam o espaço, o performativo é aqui anunciado em sua força política, na medida em que contribui para desconstrução de regimes de visibilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço público. Performatividade. Corpo. Gênero. Visibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, professor adjunto do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudos Gênero, Cultura e Diversidade - GENUS e dos Grupos de Pesquisas Memória, Espaço e Culturas - MESCLAS e Formação e Investigação em Práticas de Ensino - FIPE, também desenvolve atividades de pesquisa e extensão articuladas aos referidos grupos, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, ensino, pós-modernidade, gênero, espaço urbano.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Gusmão, R. (2022). A força performativa do espaço:: rasurando regimes de visibilidade. Revista Periódicus, 1(17), 140–162. https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.42520

Edição

Seção

Seção Livre