Democracia, gênero e laicidade: contribuições da Teologia Feminista

Autores

  • André Luís da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Javier Ignacio Vernal UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i16.42468

Resumo

Diante do avanço do conservadorismo religioso cristão na esfera política brasileira, tornou-se necessário um olhar dos movimentos e teorias feministas sobre tal fenômeno, pois são considerados uma ameaça para a sociedade, à moral e à família pelos religiosos. Nesse sentido, tem-se como objetivo apresentar algumas contribuições da Teologia Feminista, que tem sido pioneira nos estudos sobre gênero e religião, para a reflexão e a luta contra o fundamentalismo religioso e pela laicidade do Estado. Para tanto, no primeiro momento, será analisada brevemente a compreensão de gênero e sexualidade do catolicismo, que é baseada principalmente na denominada lei natural. No segundo momento, apresentar-se-á o surgimento da Teologia Feminista no Brasil, que teve seu terreno preparado pela Teologia da Libertação. E, por fim, se refletirá sobre as relações entre democracia, gênero e laicidade a partir da Teologia Feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Graduado em Filosofia pela Faculdade São Luiz.

Javier Ignacio Vernal, UFSC

Doutor em Filosofia (UFSC). Professor do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

da Rosa, A. L., & Vernal, J. I. (2021). Democracia, gênero e laicidade: contribuições da Teologia Feminista. Revista Periódicus, 1(16), 276–293. https://doi.org/10.9771/peri.v1i16.42468