Democracia, gênero e laicidade: contribuições da Teologia Feminista
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i16.42468Resumo
Diante do avanço do conservadorismo religioso cristão na esfera política brasileira, tornou-se necessário um olhar dos movimentos e teorias feministas sobre tal fenômeno, pois são considerados uma ameaça para a sociedade, à moral e à família pelos religiosos. Nesse sentido, tem-se como objetivo apresentar algumas contribuições da Teologia Feminista, que tem sido pioneira nos estudos sobre gênero e religião, para a reflexão e a luta contra o fundamentalismo religioso e pela laicidade do Estado. Para tanto, no primeiro momento, será analisada brevemente a compreensão de gênero e sexualidade do catolicismo, que é baseada principalmente na denominada lei natural. No segundo momento, apresentar-se-á o surgimento da Teologia Feminista no Brasil, que teve seu terreno preparado pela Teologia da Libertação. E, por fim, se refletirá sobre as relações entre democracia, gênero e laicidade a partir da Teologia Feminista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Luís da Rosa, Javier Ignacio Vernal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).