Design e a tecnologia sexual:

breve panorama a partir de Foucault e Preciado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.38614

Resumo

Este ensaio delineia um breve panorama conceitual em torno da noção de “tecnologia sexual” nos pensamentos de Paul B. Preciado e Michel Foucault, com o intuito de depreender tal dimensão tecnológica enquanto uma prática de design. Para tanto, apresento a perspectiva de Foucault acerca da sexualidade, destacando a filiação de Preciado para com essa abordagem e como que o design pode ser entendido sob esse prisma. Esclareço, na sequência, a noção de “tecnologia” (cara à Foucault) e o sentido de dizer que o sexo é tecnológico, com especial atenção ao conceito de “dildo” (caro à Preciado). Contextualizo, então, algumas das tecnologias sexuais historicamente recentes ao longo de um panorama abreviado da invenção do (hetero)sexo, na esteira da genealogia do orgasmo feminino traçada por Preciado. Uma vez assinalado que a heterossexualidade talvez seja o design mais bem-sucedido da história, concluo apontando que, no terreno da tecnologia sexual, o design aciona uma via de “mão-dupla”: pela manutenção e reforço da heteronormatividade, possibilita, paradoxalmente, a subversão da sexualidade assim construída. Por fim, forneço ainda um “breve glossário contrassexual”, com o intuito de esclarecer alguns termos-chaves abordados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Namba Beccari, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela USP, graduado em Design Gráfico pela UFPR. Professor do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR e do PPGDesign/UFPR. 

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Beccari, M. N. (2021). Design e a tecnologia sexual: : breve panorama a partir de Foucault e Preciado. Revista Periódicus, 3(16), 63–81. https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.38614