Muito além do Arco-íris: homossexualidade(s) e diversidade sexual em práticas discursivas em torno de uma Igreja Inclusiva da cidade do Recife-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37715

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa - de caráter exploratório - em desenvolvimento, que que busca compreender os “embates hegemônicos” entre campos discursivos de igrejas inclusivas e igrejas tradicionais em torno das questões de gênero e sexualidade. A partir da Teoria do Discurso em diálogo com a Análise do Discurso, pretende-se analisar quais são as práticas discursivas que as igrejas inclusivas reproduzem e transferem de igrejas tradicionais em torno da relação entre religião  cristã e diversidade sexual e de gênero. Para isso, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com membros/as de uma igreja inclusiva na cidade do Recife-PE. Conclui-se apontando que as lógicas sociais da transferência, da distinção, e da restituição cristã constituem ethos cristão, afirmativo  e convertido que, por sua vez, se interrelacionam na configuração conflitiva de práticas sociais e discursivas dinamizadas pela disputa política e religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Veloso de Paula Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco. PETiano egresso do grupo PET-Encontros sociais (UFPE). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE/PPGEDU). Membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Subjetividades e Educação (CE/UFPE). Bolsista pela concessão de bolsas de Pós-graduação pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Júllia Alves de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Membra do Programa de Educação Tutorial PET- Conexões Gestão Política-Pedagógica (UFPE)

Priscylla Karollyne Gomes Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação (UFPE/PPGEDU), em que foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE/PPGEDU). Membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Subjetividades e Educação (CE/UFPE). Bolsista pela concessão de bolsas de Pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Silva, S. V. de P., Almeida, J. A. de, & Dias, P. K. G. (2021). Muito além do Arco-íris: homossexualidade(s) e diversidade sexual em práticas discursivas em torno de uma Igreja Inclusiva da cidade do Recife-PE. Revista Periódicus, 1(14), 124–159. https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37715

Edição

Seção

DOSSIÊ 14 Dissidências sexuais e de gênero nas religiões