Georges Bataille e Divinus Deus
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37712Resumo
Este manuscrito apresenta uma tradução de um texto do escritor japonês Yukio Mishima, em formato de prefácio, escrito em 1970, sobre duas obras literárias do autor francês Georges Bataille. No prefácio, Mishima faz a apreciação dos escritos de Bataille, destacando o aspecto do erotismo e do valor da transgressão de aspectos religiosos – eminentemente cristandade ocidental – na literatura. Para Mishima, a experiência da leitura de Bataille, ao colocar Deus sob a forma de uma prostituta lasciva e manifesto em um episódio de incesto entre mãe e filho, sentenciam o escrito de Bataille para além da narrativa clássica tão comum no século XX. Por ser um texto raro e de extrema importância tanto para os estudos literários, quanto para a fortuna crítica de ambos autores, empreendemos o gesto tradutório como forma de prover (sobre)vida ao escrito que, por si só, já demonstra sua irrefutável relevância histórica, literária e cultural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renan Kenji Sales Hayashi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).