Discurso de ódio homofóbico nas redes sociais:
uma análise a partir das falas públicas da família Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.37635Resumo
Este trabalho tem por objetivo problematizar discursos de ódio que têm circulado nas redes sociais, especialmente desde o período eleitoral de 2018, proferidos pelo então candidato e hoje presidente, Jair Messias Bolsonaro. Ensaia-se as possibilidades de análise sobre como o discurso de ódio contra pessoas LGBTQIA+ se dissemina, encontra apoiadores/as e pode estar relacionado aos casos de violências que vêm ocorrendo fora do espaço virtual, como as violências verbal e física. As motivações para esta escrita emergem de nossa atenção a esses discursos, tendo em vista nosso vínculo com um curso de especialização em relações de gênero e sexualidades de uma universidade pública federal e com os estudos de gênero e sexualidade sob perspectivas construcionistas e pós-críticas. Problematizamos as falas públicas do político como estratégias de poder para legitimar privilégios e reiterar na linguagem – enquanto produtora do mundo e das subjetividades preconceitos e violências direcionadas a sujeitos dissidentes da cisheteronormatividade. Para tanto, recorremos a um levantamento de vídeos, postagens e comentários no Facebook do então candidato à presidência, à época de sua candidatura, e, eventualmente, de seus filhos: o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso de ódio. Pessoas LGBTQIA+. Rede social. Família Bolsonaro. Homofobia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roney Polato de Castro, Marluce Moura Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).