“Moreninha”:

objetificação da mulher em cantos populares de uma comunidade rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.37515

Resumo

Analisa a objetificação sexual da mulher no cancioneiro de uma comunidade rural tradicional de São Luiz do Paraitinga, como parte de uma pesquisa etnográfica das expressões da cultura popular local. É realizada uma breve historiografia da “moreninha”, a começar pelas escravas cantoras (Qiyan) do mundo árabe, a moura encantada na Península Ibérica, a índia brasileira e a mulata. Conclui-se que a presença da morena no cancioneiro popular brasileiro incorpora séculos de objetificação da mulher, em uma forma de dominação patriarcal que abrange aspectos de gênero, étnicos, políticos e econômicos.

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Biografia do Autor

Ricardo Mendes Mattos, Universidade de São Paulo

Pós-doutando do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Sabrina Prado Alves, Faculdade Anhanguera de Taubaté

Graduanda do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Taubaté

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Mattos, R. M., & Alves, S. P. (2021). “Moreninha”:: objetificação da mulher em cantos populares de uma comunidade rural. Revista Periódicus, 3(16), 97–120. https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.37515