“Moreninha”:
objetificação da mulher em cantos populares de uma comunidade rural
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.37515Resumo
Analisa a objetificação sexual da mulher no cancioneiro de uma comunidade rural tradicional de São Luiz do Paraitinga, como parte de uma pesquisa etnográfica das expressões da cultura popular local. É realizada uma breve historiografia da “moreninha”, a começar pelas escravas cantoras (Qiyan) do mundo árabe, a moura encantada na Península Ibérica, a índia brasileira e a mulata. Conclui-se que a presença da morena no cancioneiro popular brasileiro incorpora séculos de objetificação da mulher, em uma forma de dominação patriarcal que abrange aspectos de gênero, étnicos, políticos e econômicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Mendes Mattos, Sabrina Prado Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).