“Cura gay”: psicologia, política e religião, perspectivas em torno da problemática

Autores

  • Marcos Oliveira de Novaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Jequié-BA

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i16.36905

Resumo

A homossexualidade tem sido discutida em diversos âmbitos da sociedade, nos mais diversos campos, como na política e na religião. O presente artigo trata da questão da “cura” da homossexualidade, temática que tem gerado muita polêmica e que extrapola o campo científico. Foram realizadas buscas nas bases de dados: LILACS, SciELO, PePSIC e Index Psi Periódicos Técnico-Científicos, utilizando as combinações: Cura gay AND psicologia e Homossexualidade AND psicologia. As buscas resultaram em 76 artigos nos quais restaram apenas 06 após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstraram que a problemática vem sendo discutida e defendida por meio de ideologias religiosas que defendem terapias de reversão sexual sustentada por uma pseudociência, divergindo completamente da psicologia que desautoriza qualquer tipo de terapia que tenha como objetivo promover à hipotética “cura gay”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Oliveira de Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Jequié-BA

Graduado em Psicologia, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, polo Jequié/BA. Aluno regular do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade - Linha de Pesquisa: Etnias, Gênero e Diversidade Sexual - da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Jequié. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Jequié e do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Poder e Contemporaneidade do Instituto Federal da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro. Integrante do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares - HGPV, Jequié/BA.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

de Novaes, M. O. (2021). “Cura gay”: psicologia, política e religião, perspectivas em torno da problemática. Revista Periódicus, 2(16), 113–125. https://doi.org/10.9771/peri.v2i16.36905