“Semi-hétero nem é gente”: Uma análise da bifobia em espaços de cibersociabilidade homossexual
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.35729Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar declarações bifóbicas, isto é, negativas à bissexualidade e a indivíduos bissexuais, em dois espaços de cibersociabilidade homossexual: o fórum Pan e uma publicação da página Resistência Gay no site Facebook, ambos acessados majoritariamente por homens gays cisgêneros. Para tanto, foi utilizado o método da etnografia virtual; as discussões entre os jovens homossexuais destacam a negação da existência da bissexualidade, a associação dos bissexuais com a contaminação do HIV, com um conjunto de comportamentos imorais e com uma tendência aos privilégios heterossexuais. Os resultados aproximam-se da enumeração de “estratégias do apagamento bissexual” proposta por Kenji Yoshino (2000).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Inácio dos Santos Saldanha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).