Margaridas e as masculinidades no futebol // Margaridas and masculinities in soccer

Autores

Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir os conflitos entre distintas masculinidades no esporte de maior projeção na sociedade brasileira, o futebol. Buscamos compreender a hierarquização imposta pela masculinidade hegemônica, dentro do futebol, tendo Jorge José Emiliano dos Santos e Clésio Moreira dos Santos, ambos árbitros de futebol apelidados de Margarida, como eixo orientador e ponto de atrito. Enquanto um era gay, o outro criou um personagem gay para atuar como árbitro neste esporte que educa corpos e naturaliza a heterossexualidade.

Biografia do Autor

Luciene de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Cultural Studies pela University of Arkansas (EUA). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Adjunta da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, linha de Pesquisa Mídia e Cultura. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença. Pesquisadora do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em gênero e sexualidade, da Universidade Federal de Goiás.Trabalha com pesquisas sobre relações étnico-raciais e de gênero em interface com os estudos de Comunicação e Antropologia, com foco na construção do respeito às diferenças.

Lázaro Moreira Gomes Júnior

Estudante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Dias, L. de O., & Gomes Júnior, L. M. (2020). Margaridas e as masculinidades no futebol // Margaridas and masculinities in soccer. Revista Periódicus, 1(13), 233–246. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/35345

Edição

Seção

DOSSIÊ 13 - Masculinidades contemporâneas em disputa