Homossexualidade e direitos sexuais em África: percepções e discursos de africanos residentes no Brasil

Autores

  • Ercilio Neves Brandão Langa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.35086

Resumo

O artigo aborda a homossexualidade no continente africano, bem como as percepções e discursos existentes sobre ela entre africanos residentes no Brasil. Discutir sobre homossexualidade em África não apresenta tarefa fácil. Além de ser assunto tabu em muitas sociedades africanas, há dificuldades em obter dados sobre esta prática sexual pouco documentada no continente. Desde o início do século XXI que se verificam discursos acirrados, atuações de governos e estadistas africanos contra a homossexualidade. As ações vão de pronunciamentos individuais e notícias na mídia incitando à violência contra homossexuais; a votação de leis nos parlamentos criminalizando a prática, condenações à prisão e a penas de morte de homossexuais, violando seus direitos. Para além do ensaio utilizando revisão bibliográfica e pesquisa documental, faço uma reflexão a partir dos dados da pesquisa de campo realizada com africanos residentes na cidade de Fortaleza-CE. A pesquisa mostrou uma reprodução de parte dos discursos existentes em África, mas também a aceitação da prática na diáspora. Nesse contexto, o debate sobre os direitos de LGBTI’s em África mostra-se importante e urgente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercilio Neves Brandão Langa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Professor nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-Campus dos Malês). Doutor em Sociologia e Mestre na mesma área pela Universidade Federal do Ceará. Possui Bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Langa, E. N. B. (2021). Homossexualidade e direitos sexuais em África: percepções e discursos de africanos residentes no Brasil. Revista Periódicus, 1(14), 263–289. https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.35086

Edição

Seção

DOSSIÊ 14 Dissidências sexuais e de gênero nas religiões