A representatividade da união homossexual e a formação familiar na propaganda “Sophia” do Mercado Livre sob a perspectiva de um grupo focal

Autores

  • Camila Santos Centro Universitário UniSociesc Blumenau
  • Marta Brod Centro Universitário UniSociesc Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.34892

Resumo

Entre os diversos problemas sociais atualmente discutidos, a diversidade é um tema de extrema importância, sobretudo em um contexto de intolerância em relação a minorias, como é o contexto moderno. Com o intuito de promover a inclusão, este estudo busca compreender a percepção e opinião das pessoas sob vários pontos de vista acerca de novas configurações familiares, em particular a união homossexual, sendo princípio de estudo a propaganda “Sophia”, lançada na ocasião do Dia Das Mães de 2018 pelo Mercado Livre. Para isto,
utilizou-se como técnica o grupo focal formado por pessoas de variadas idades, gêneros e religiões. O comercial foi exibido ao grupo e, em seguida, foram feitos questionamentos a respeito do tema por meio de uma entrevista semiestruturada e coletiva. Durante a conversa, algumas opiniões em comum ganharam destaque, como a falta de representação de personagens homossexuais em comerciais diversos e a vigência da heteronormatividade, o que fez com que a maioria dos(as) participantes não imaginasse que a propaganda tratasse de uma família não convencional.

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Biografia do Autor

Camila Santos, Centro Universitário UniSociesc Blumenau

Graduanda no curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário UniSociesc Blumenau

Marta Brod, Centro Universitário UniSociesc Blumenau

Mestre e professora dos cursos de comununicação da UniSociesc Blumena Centro Universitário UniSociesc Blumenau u

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Santos, C., & Brod, M. (2021). A representatividade da união homossexual e a formação familiar na propaganda “Sophia” do Mercado Livre sob a perspectiva de um grupo focal. Revista Periódicus, 3(16), 197–216. https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.34892