A representatividade da união homossexual e a formação familiar na propaganda “Sophia” do Mercado Livre sob a perspectiva de um grupo focal
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.34892Resumo
Entre os diversos problemas sociais atualmente discutidos, a diversidade é um tema de extrema importância, sobretudo em um contexto de intolerância em relação a minorias, como é o contexto moderno. Com o intuito de promover a inclusão, este estudo busca compreender a percepção e opinião das pessoas sob vários pontos de vista acerca de novas configurações familiares, em particular a união homossexual, sendo princípio de estudo a propaganda “Sophia”, lançada na ocasião do Dia Das Mães de 2018 pelo Mercado Livre. Para isto,
utilizou-se como técnica o grupo focal formado por pessoas de variadas idades, gêneros e religiões. O comercial foi exibido ao grupo e, em seguida, foram feitos questionamentos a respeito do tema por meio de uma entrevista semiestruturada e coletiva. Durante a conversa, algumas opiniões em comum ganharam destaque, como a falta de representação de personagens homossexuais em comerciais diversos e a vigência da heteronormatividade, o que fez com que a maioria dos(as) participantes não imaginasse que a propaganda tratasse de uma família não convencional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Camila Santos, Marta Brod
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).