Migrar para o litoral: onde nossas histórias se encontram

Autores

  • Sérgio Pessoa Ferro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33419

Resumo

Este trabalho conta um capítulo a história de vida de Nina Kelly, nascida em 1959, travesti, transformista, costureira, destaque de escola de samba. Do interior da Paraíba, migrou para a capital ainda adolescente, onde se estabeleceu. A narrativa foi construída com base numa metodologia interdisciplinar, elegendo o gênero textual da entrevista comentada como método de produção discursiva. Posicionamos os estudos sobre direitos humanos entre a teoria literária, história, geografia, psicologia e direito. Como fontes primárias de informação, manejamos, além da entrevista semiestruturada, fotografias decorrentes do acervo pessoal da sujeita. A perspectiva de Maurice Halbwachs nos oferece o conceito de memória enquanto construção social, de modo que o individual e o coletivo se cruzam em nossas lembranças, encontrando na trajetória de migração um ponto de interseção entre nossas histórias. Assim, através das reminiscências de Nina, pretendemos mergulhar na memória social da comunidade sexo-gênero dissidente brasileira em seus deslocamentos no espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Pessoa Ferro, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando na área de Direitos Humanos e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (2017) e pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (2019), ambos da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Advogado e realizador audiovisual. Pesquisa na área de Direitos Humanos, Epistemologia, História do Direito, Direito de Crianças e Adolescentes, Direito da Igualdade Racial, Direito da Diversidade Sexual. Integra o grupo de pesquisa História do Direito (PPGCJ/UFPB).

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Ferro, S. P. (2020). Migrar para o litoral: onde nossas histórias se encontram. Revista Periódicus, 1(12), 101–129. https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33419

Edição

Seção

DOSSIÊ 12 - Migrações e exílios motivados pelas dissidências sexuais e de gênero