Vozes alienígenas: Viagem de um homem trans do século XX na estética dos cantores emasculados (castrati)

Autores

  • Egon Botteghi

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33229

Resumo

Por vontade de Sisto V, no final do século XVI, as mulheres foram proibidas de se apresentarem nas peças teatrais e, em Territórios Eclesiásticos, de cantar durante as funções litúrgicas. Por quase três séculos, a cena do “belcanto” italiano foi dominada pelos cantores castrati, homens cisgêneros que foram castrados antes da voz mudar, com a finalidade de manter sua capacidade de cantar com um registro agudo, compensando a falta de mulheres nos palcos e nas igrejas. Embora nessa prática não houvesse a vontade de criar um terceiro sexo, o grande sucesso desses cantores, além das inquestionáveis habilidades vocais, estava fortemente ligado à perturbação de gênero que causavam na plateia. Neste artigo, por meio de meu olhar particular de homem transexual, ativista, erudito e cantor pelo prazer (amador) do repertório barroco, procuro expor os pontos de convergência entre o uso da voz e dos corpos dos cantores castrati e o dos transexuais de nosso tempo, para refletir sobre algumas questões de gênero na música, também, para trazer a reflexão para quem hoje acredita que eles são os herdeiros desses artistas quase mitológicos.

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Botteghi, E. (2020). Vozes alienígenas: Viagem de um homem trans do século XX na estética dos cantores emasculados (castrati). Revista Periódicus, 1(12), 515–532. https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33229