“Contra a maré”: um olhar para os modos de ser homem gay

Autores

  • Enny Ewerton Ferreira Santos
  • Suely Emilia de Barros Santos Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Garanhuns http://orcid.org/0000-0001-6249-7487
  • Jailton Bezerra Melo Faculdade Campos Elíseos (FCE) - São Paulo - SP http://orcid.org/0000-0003-3076-1217
  • João Ricard Pereira da Silva Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.31882

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender o sentido de ser homem, sendo gay. Utilizando uma metodologia qualitativa e documental numa perspectiva fenomenológica existencial ao modo de Heidegger, foram analisadas, à luz da Analítica do Sentido, transcrições de narrativas de seis homens gays cisgenêro, disponíveis no filme “Bichas, documentário”. A partir da análise das narrativas, e em diálogo com a literatura acadêmica sobre masculinidades, foi possível refletir acerca da experiência dos narradores como homens gays, revelando um sentido: ser homem gay mostrou-se como um modo de ser-com-outros, acompanhado de sofrimento e de resistência. Diante desse desvelamento, levantamos, também, alguns questionamentos e reflexões a respeito do compromisso ético-político da Psicologia para a compreensão e acompanhamento dos fenômenos que emergem relacionados à comunidade LGBTI e a práxis profissional do psicólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enny Ewerton Ferreira Santos

Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica.

Suely Emilia de Barros Santos, Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Garanhuns

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Coordena a Residência Multiprofissional em Saúde Mental, o grupo de pesquisa: LACS - Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde – UPE/CNPq, e o Serviço de Atenção Psicológica – SAP/UPE. Membro do GT – Prática Psicológica em Instituições: atenção, desconstrução e invenção da ANPEPP. Principais temas de interesse na interseção ensino-pesquisa-extensão: Ação Clínica no Viver Cotidiano, Prática Psicológica na Rua, Saúde, Comunidades Tradicionais e Rurais, Sofrimento e Cuidado em Saúde Mental, e Formação Acadêmica e Docente.

Jailton Bezerra Melo, Faculdade Campos Elíseos (FCE) - São Paulo - SP

Professor de Psicologia no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Faculdade Campos Elíseos. Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicólogo com experiência no Centro de Cidadania LGBTI da Prefeitura Municipal de São Paulo e no Programa TransCidadania.

João Ricard Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Garanhuns

Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica (Unicap), Doutor em Antropologia (UFPE).

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Santos, E. E. F., Santos, S. E. de B., Melo, J. B., & Silva, J. R. P. da. (2021). “Contra a maré”: um olhar para os modos de ser homem gay. Revista Periódicus, 2(14), 79–102. https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.31882

Edição

Seção

Seção Livre