O conto da Aia: o corpo feminino e a existência lésbica como agente de resistência

Autores

  • Isadora Ebersol Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.30535

Resumo

Tendo por base o debate em torno do controle dos corpos e sexualidade feminina, bem como a ideia da heterossexualidade como uma instituição política que retira o poder das mulheres (RICH, 2010) este trabalho busca analisar a existência de personagens lésbicas na obra de literatura feminista "O conto da Aia", publicado em 1985 pela escritora canadense Margaret Atwood, bem como na série de televisão homônima lançada em 2017 nos EUA. Sendo uma das poucas obras que analisa a interseção entre política e sexualidade, “O conto da Aia” nos permite transitar e refletir por entre distopia e realidade através da consolidação de um golpe de Estado que instaura uma teocracia totalitária Cristã chamada "Gilead”. Observou-se neste trabalho que as personagens lésbicas representam os agentes de resistência dentro da narrativa e concluiu-se que a existência lésbica carrega o poder desarticulador da realidade social-política heterocentrada baseada no controle sexual em que as mulheres estão inseridas, podendo representar um empoderamento feminino de um modo geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Ebersol, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Artes Visuais (2015) e Bacharel em Cinema e Animação (2012) pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade – GipNals.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade – GipNals. Professora Titular na Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Ebersol, I., & Bussoletti, D. M. (2020). O conto da Aia: o corpo feminino e a existência lésbica como agente de resistência. Revista Periódicus, 2(13), 132–150. https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.30535

Edição

Seção

Seção Livre