Entrevista com Millena Passos

Autores

  • Rosa Meire Carvalho de Oliveira Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-5342-9615
  • César Gabriel Belem Santos Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-9673-8127
  • Carlos Maurício Santos Guimarães Universidade Federal da Bahia
  • Yvana Calado Garcia Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.29462

Resumo

Trouxemos uma  entrevista com a  ativista baiana Millena Passos, a primeira transexual no Brasil a ocupar um cargo em uma secretaria de políticas para as mulheres. A conversa centrou-se na extensa militância de Millena que, segundo ela, já ultrapassou o movimento LGBT, dada a sua intensa atuação em torno de causas diversas dentro do movimento de travestis, transexuais, mas também no movimento negro e de mulheres. Na militância,  teve ativa participação na construção de importantes processos como a Transexualização no SUS e a defesa do nome social para travestis e trans, que resultou em 2013 na concretização da Portaria 120/2013, estendida pelo Conselho Estadual de Educação à população de estudantes das escolas baianas, que tiveram o direito ao uso do nome de escolha em documentos escolares e dentro das salas de aula. Para Millena, sua presença como primeira mulher trans a assumir um cargo técnico na SPM é um avanço muito importante no combate aos sistemas de preconceitos e discriminação que têm produzido a eliminação de corpos dissidentes àqueles considerados como padrão social. Nesta entrevista, Millena reflete sobre os próprios caminhos pessoais, a pobreza, a vida passada nas ruas e os caminhos na construção da própria autoidentidade como mulher trans. "Minha família achava que eu deveria ser  um garotinho gay, heteronormativo, bem escondidinho sem me mostrar pra sociedade, naquela caixinha. Hoje elas (minhas tias) me ligam e dizem: “Todo dia você está no jornal!”. Para Millena, sua presença na Secretaria de Mulheres é um marco. "Ter eu aqui numa secretaria como essa é um avanço, o começo de tudo".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Meire Carvalho de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, Comunicação e Informação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Comunicação e cultura contemporâneas (Poscom UFBA). E jornalista pela Facom/UFBA.Atualmente é graduanda no Bacharelado de Estudos em Gênero e Diversidade (UFBA).

 

César Gabriel Belem Santos, Universidade Federal da Bahia

Relações Públicas pela UNEB, graduando em Estudos de Gênero e Diversidade (UFBA)

Carlos Maurício Santos Guimarães, Universidade Federal da Bahia

É formado em Sociologia (UFBA) e graduando em Estudos de Gênero e Diversidade

Yvana Calado Garcia, Universidade Federal da Bahia

É graduanda em Gênero e Diversidade (UFBA)

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Oliveira, R. M. C. de, Santos, C. G. B., Guimarães, C. M. S., & Garcia, Y. C. (2020). Entrevista com Millena Passos. Revista Periódicus, 2(13), 183–192. https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.29462

Edição

Seção

Entrevistas