Repetições e rupturas entre a ruas e a cena: Um estudo de caso sobre a performatividade de gênero para o espetáculo Sofia -35

Autores

  • Cleilson Queiroz Lopes UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.29183

Resumo

Este artigo busca perceber como os atos performativos se articulam na crítica de John Langshaw Austin sobre a linguagem. Analiso como esta teoria vem se modificando a partir do pensamento de Jacques Derrida, considerando como ambos, em suas convergências e divergências, foram imprescindíveis para a teorização de Judith Butler sobre a performatividade de gênero. Examino a partir da pesquisa-ação, como a arte, o teatro e a performance servem cada vez mais para as analogias, contrapontos e articulações da performatividade na ação da humanidade, na literatura e na representação cotidiana. Por fim, relaciono de que maneira a performatividade está presente na concepção dramatúrgica do espetáculo Sofia -35. Constato que a repetição é uma forma de sustentar alguns tipos de opressão, mas também de redirecionar o peso do passado; que a identidade é um instrumento de regime regulatório; que a heterossexualidade compulsória como original desarticula os direitos da comunidade LGBTIQ, ferindo-nos incansavelmente e que o espetáculo Sofia -35 é um projeto onde a estética autobiográfica ajuda a questionar repetições, padrões, experiências reconfiguradas para a cena e a possibilidade de uma escita performativa, plural, que cria novos significantes e possibilidades narrativas.

 

Palavras-chave: performatividade, teatro, dramaturgia, autobiografia.

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Biografia do Autor

Cleilson Queiroz Lopes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Doutorando em teatro, dramaturgo, ator e arte-educador. Graduado pela Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

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Publicado

2021-04-10

Como Citar

Lopes, C. Q. (2021). Repetições e rupturas entre a ruas e a cena: Um estudo de caso sobre a performatividade de gênero para o espetáculo Sofia -35. Revista Periódicus, 2(14), 103–121. https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.29183

Edição

Seção

Seção Livre