Fazendo gênero, fazendo enunciados: discursos sobre a homofobia na escola

Autores

  • Marcelo Victor da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Kleber Prado Filho Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.
  • Guilherme Rodrigues Passamani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.29148

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar os enunciados que formam discursos científicos sobre a temática da homofobia particularmente na educação escolarizada, a partir da análise dos trabalhos completos publicados no Seminário Internacional Fazendo Gênero. A pesquisa teve como ferramentas princípios teóricos e metodológicos foucaultianos. A partir do lançamento do Programa Federal Brasil sem Homofobia, que ocorreu em maio de 2004, a homofobia passou a se configurar como uma problemática, ganhando visibilidade neste campo discursivo. Localizamos no campo estudado a produção de embate de posições epistemológicas opostas ao uso e o não uso dos enunciados de opção sexual/orientação sexual, tolerância e bullying.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto III no curso de Educação Física - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Educação.

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador nos Programas de Educação e Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Kleber Prado Filho, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Orientador no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe/SC

Guilherme Rodrigues Passamani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador no Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

da Rosa, M. V., Osório, A. C. do N., Prado Filho, K., & Passamani, G. R. (2020). Fazendo gênero, fazendo enunciados: discursos sobre a homofobia na escola. Revista Periódicus, 1(12), 455–467. https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.29148