Transfobia: contextos de negatividade, violência e resistência

Autores

  • João Paulo Zerbinati Grupo de pesquisa sexualidadevida-USP/CNPq http://orcid.org/0000-0001-6829-8358
  • Maria Alves de Toledo Bruns Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP/Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i11.28425

Resumo

A transfobia é um fenômeno comum na vivência da população trans com consequências negativas para o seu bem-estar físico e psicológico, incluindo risco de homicídio e suicídio: uma questão de saúde pública, mental e de direitos humanos. A partir dessa agressiva realidade, esta revisão integrativa proporcionou uma síntese da literatura científica acerca dos fenômenos transfóbicos, seus contextos de violência e resistência à quebra da norma de sexo e gênero. Um total de 55 artigos atenderam os critérios de relevância do tema e foram incluídos nesta revisão. Os artigos foram analisados qualitativamente a partir de categorias de análise emergidas de suas contribuições, a saber: (1) “Transfobia e educação”; (2) “Transfobia e saúde”; (3) “Transfobia, raça e religião”; (4) “Transfobia e família; (5) “Transfobia adolescente”; (6) “Transfobia, psicologia e psicanálise”; (7) “Transfobia generalizada e transnegatividade internalizada”. A violência transfóbica é o resultado das excludentes normas de gênero existentes e dos estereótipos mantidos pelos próprios mecanismos de controle sexual que os produziram. A transfobia está presente em grande parte das matrizes do viver trans, seja familiar, social, educacional, clínico, religioso, entre outras. Nesse sentido, ou o trans se enquadra aos modelos sexuais hegemônicos ou é jogado à margem da sociedade e mesmo se enquadrando ainda assim é excluído, pois inevitavelmente está fora dele. Diferentemente da agressão à pluralidade sexual e de gênero, que o impulso agressivo seja utilizado para transgredir e romper com a norma sexual binária, cisnormativa, naturalizante e excludente, frutificando posturas acolhedoras, mantenedoras e emancipatórias da vida, livres de estigma e transfobia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Zerbinati, Grupo de pesquisa sexualidadevida-USP/CNPq

Mestre em Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara. Membro do grupo de pesquisa SexualidadeVida-USP/CNPq.

Maria Alves de Toledo Bruns, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP/Ribeirão Preto

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) e do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara). Líder do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida- USP/CNPq.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Zerbinati, J. P., & Bruns, M. A. de T. (2019). Transfobia: contextos de negatividade, violência e resistência. Revista Periódicus, 2(11), 195–216. https://doi.org/10.9771/peri.v2i11.28425

Edição

Seção

Seção Livre