Assassinatos de LGBT’s no brasil – uma análise de literatura entre 2010-2017
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27919Resumo
O Brasil é um dos países com os maiores índices de LGBTfobia no mundo, com altos índices de homicídios por questões de sexualidade e gênero. O artigo objetivou analisar a literatura específica acerca de assassinatos de LGBT’s. Espera-se que, a partir desta análise, possam ser estabelecidas hipóteses ou pressupostos como ponto de partida para futuras intervenções e pesquisas sobre o assunto. Como metodologia, o estudo consiste numa revisão de literatura integrativa de cunho descritivo. Como fonte de análise, utilizamos artigos disponíveis nas bases de dados SCIELO, PEPSIC, CAPES e BVS publicados entre os anos de 2010-2017. Os achados foram analisados descritivamente através de um protocolo de revisão de literatura formulado pelos autores. Quanto aos resultados, dos 37 artigos colhidos inicialmente, 5 abordaram do tema delimitado, que nos trouxeram dois eixos principais: Os assassinatos de LGBT’s apontam para a manutenção da heteronormatividade e tais crimes são descritos como uma forma de “higienização” social, onde travestis são as principais vítimas de crimes de ódio letais, que são realizados com extrema crueldade e as políticas públicas de segurança para LGBT’s precisam considerar as categorias de gênero e cultura LGBTfóbica, pois em alguns momentos, ecoa-se a impressão de que o Estado nada pode ou deve fazer frente tais crimes. Conclui-se que o enfrentamento e prevenção da violência letal contra LGBT’s necessita do comprometimento de diversos atores sociais para que o Brasil não vitimize mais a diversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).