Assassinatos de LGBT’s no brasil – uma análise de literatura entre 2010-2017

Autores

  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Ingrid Mesquita Coelho Centro Universitário do Norte
  • Felipe dos Santos Martins Centro Universitário FAMETRO
  • Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27919

Resumo

O Brasil é um dos países com os maiores índices de LGBTfobia no mundo, com altos índices de homicídios por questões de sexualidade e gênero. O artigo objetivou analisar a literatura específica acerca de assassinatos de LGBT’s. Espera-se que, a partir desta análise, possam ser estabelecidas hipóteses ou pressupostos como ponto de partida para futuras intervenções e pesquisas sobre o assunto. Como metodologia, o estudo consiste numa revisão de literatura integrativa de cunho descritivo. Como fonte de análise, utilizamos artigos disponíveis nas bases de dados SCIELO, PEPSIC, CAPES e BVS publicados entre os anos de 2010-2017. Os achados foram analisados descritivamente através de um protocolo de revisão de literatura formulado pelos autores. Quanto aos resultados, dos 37 artigos colhidos inicialmente, 5 abordaram do tema delimitado, que nos trouxeram dois eixos principais: Os assassinatos de LGBT’s apontam para a manutenção da heteronormatividade e tais crimes são descritos como uma forma de “higienização” social, onde travestis são as principais vítimas de crimes de ódio letais, que são realizados com extrema crueldade e as políticas públicas de segurança para LGBT’s precisam considerar as categorias de gênero e cultura LGBTfóbica, pois em alguns momentos, ecoa-se a impressão de que o Estado nada pode ou deve fazer frente tais crimes. Conclui-se que o enfrentamento e prevenção da violência letal contra LGBT’s necessita do comprometimento de diversos atores sociais para que o Brasil não vitimize mais a diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Daniel Cerdeira de Souza

Psicólogo - CRP 20/06816

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental;

Mestrando em Psicologia e Processos Psicossociais - UFAM;

Membro do Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano - UFAM.

Colaborador de pesquisa no Laboratório de Educação e Desenvolvimento Humano - UFAM

Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO.

Docente da Universidade do Estado do Amazonas, Psicoterapeuta e Consultor Organizacional.

Contato: 98276-0221 (TIM/Whatsapp);

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6802772660969516

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-2446-8244

Ingrid Mesquita Coelho, Centro Universitário do Norte

Acadêmica de Psicologia

Felipe dos Santos Martins, Centro Universitário FAMETRO

Acadêmico de Psicologia

Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato

Psicólogo, Doutor em Saúde da Criança e da Mulher, com ênfase em Sexualidade, Reprodução, Gênero e Saúde, pela Fiocruz (IFF-RJ).Especilaista em Saúde da Família (UFSC) e Docência Superior (UGF). Pós-Graduando em Tecnologias Educacionais pela UFSCAR. É concursado como especialista em saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), onde faz atendimentos psicoterápicos e testagem rápida (ISTs) em Unidade Básica de Saúde. Concursado como Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESA - na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Professor e Orientador no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz). É Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES (UEA). Exerce as funções de Coordenador do Curso de especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; Coordenador do Curso de Especialização em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos e Coordenador do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Membro parecerista da Comissão de Produtividade. Revisor de Periódicos e Eventos Nacionais de Saúde Pública e Psicologia, além de Membro de Comitê de Assessoramento de agências de fomento. É colunista da Revista Psiquê Ciência e Vida (cinema) e autor do livro "Cinematerapia: Entendendo Conflitos". 

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

de Souza, D. C., Coelho, I. M., Martins, F. dos S., & Honorato, E. J. S. (2018). Assassinatos de LGBT’s no brasil – uma análise de literatura entre 2010-2017. Revista Periódicus, 1(10), 24–39. https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27919

Edição

Seção

DOSSIÊ 10 - Crimes de ódio e ataques morais contra feministas, LGBTs e defensores de direitos sexuais e reprodutivos