Gordura que não sai - Análise dos discursos de ódio nas redes a partir da interação com imagens da performance gordura trans #3/ gordura localizada #1, de Miro Spinelli

Autores

  • Caio Arnizaut Riscado

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27804

Resumo

O artigo analisa os discursos de ódio propagados por usuários das redes sociais a partir de interações com registros da performance gordura trans #3 / gordura localizada #1, de Miro Spinelli, realizada em Salvador (BA). O estudo descreve os memes preconceituosos e criminosos produzidos com a utilização ilegal da imagem do artista e analisa os comentários difamatórios realizados sobre ele e o seu trabalho em arte. Através desses exemplos, o artigo relata como esses discursos incitam a discriminação e a violência contra pessoas desviantes por meio de mensagens transfóbicas, gordofóbicas e patologizantes. Além disso, torna evidente as experiências de linchamento e condenação virtuais sofridas pela população LGBTQ+.

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Biografia do Autor

Caio Arnizaut Riscado

Doutor em Artes Cênicas na linha “Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas” pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Mestre pela UNIRIO na linha
“Processos e Métodos da Criação Cênica”, diretor teatral formado pela UFRJ, professor e performer.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Riscado, C. A. (2018). Gordura que não sai - Análise dos discursos de ódio nas redes a partir da interação com imagens da performance gordura trans #3/ gordura localizada #1, de Miro Spinelli. Revista Periódicus, 1(10), 131–162. https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27804

Edição

Seção

DOSSIÊ 10 - Crimes de ódio e ataques morais contra feministas, LGBTs e defensores de direitos sexuais e reprodutivos