O caso de Dandara dos Santos: sobre a violência e o corpo dissidente

Autores

  • George Souza de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27751

Resumo

Este texto coloca em análise a violência contra travestis e transexuais, a partir da mescla de vieses históricos, filosóficos e a realidade brasileira. Fundamentalmente, faz uso de contribuições teóricas, tais como: o corpo enquanto instrumento do dispositivo de biopoder; violência ética; transexualidade. Estas categorias representam um aporte fundamental para a compreensão da transexualidade, sua história e realidade na vida social. No entanto, para uma relação direta com a realidade, foram utilizados os relatos sobre a trágica experiência do assassinato de Dandara do Santos, travesti cearense, brutalmente executado [o assassinato] num bairro da periferia de Fortaleza, capital do estado. A relação entre esses dois campos de análise possibilita uma elucidação teórico-filosófica do tipo de violência que faz do Brasil o país mais mata pessoas transexuais e travestis do mundo. O trabalho, desta forma, objetivou desenvolver uma contribuição de fundamentação que leve à consciência da relação intrínseca entre teoria e prática como um importante e necessário elo entre a universidade e o ativismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Souza de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Em Educação, tem interesse na área de Educação, Gênero e Sexualidade, Estudos Queer, com ênfase nos estudos de novas epistemologias acerca de identidades de gênero e sexuais.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Souza de Melo, G. (2018). O caso de Dandara dos Santos: sobre a violência e o corpo dissidente. Revista Periódicus, 1(10), 72–84. https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27751

Edição

Seção

DOSSIÊ 10 - Crimes de ódio e ataques morais contra feministas, LGBTs e defensores de direitos sexuais e reprodutivos