O reconhecimento de si de pessoas trans* : infância, sexualidade e alteridade
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i11.27340Resumo
O reconhecimento de si de pessoas trans* ocorre a partir das normas binárias de gênero mostrando que desde a infância há uma demanda do olhar do outro para que pessoas trans* se definam dentro das normas de gênero em apenas duas possibilidades de existir. Desse modo o presente artigo tem por objetivo descrever como as pessoas trans* reconhecem a si mesmas e a sua relação com as normas binárias de gênero. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico, realizada no grupo de apoio a pessoas trans* do Hospital Universitário de Brasília (HUB), em que, para esse trabalho, foram utilizadas as narrativas de 7 pessoas trans*. Foram encontradas duas unidades temáticas em relação ao reconhecimento de si de pessoas trans*: a primeira unidade mostra que desde a infância as pessoas trans* se reconhecem como sujeitos fora das normas binárias de gênero e a segunda mostra que a sexualidade também aparece como fator importante para o reconhecimento de si. Em ambas as categorias a alteridade se apresentou como elemento chave para o reconhecimento de si. Todos esses conflitos e necessidade de definição vem da maneira como a sociedade lê e entende as pessoas como inteligíveis. Toda e qualquer pessoa que não se enquadrar na ideia universal de que ser mulher é ter vagina e se sentir atraída sexualmente por alguém que tem pênis, será questionada e interpelada a se definir dentro de alguma das duas possibilidades para que possa existir como ser humano em nossa sociedade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Periódicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).