“Futebol é coisa para mano, mana e mona” ? A LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil

Autores

  • Diego Santos Vieira de Jesus ESPM-Rio

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.26521

Resumo

O objetivo é examinar a relevância sociocultural da LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil e os desafios enfrentados por tal liga na realização de seu campeonato brasileiro em 2017 e na disseminação de uma proposta inclusiva de toda a população LGBT no esporte. O argumento central indica que a LiGay contribuiu para a desestabilização de concepções rigidamente construídas em torno do futebol como um espaço quase exclusivo de atuação de homens heterossexuais e motivou laços de solidariedade entre pessoas que compartilham experiências de opressão. Entretanto, a organização de seu primeiro campeonato nacional enfrentou dificuldades na atração de patrocinadores, e a maior parte dos atletas reconhece a superioridade da masculinidade hegemônica ligada a um estereótipo ideal de atleta de corpo másculo e viril e dotado de um “ethos” guerreiro, o que dificulta o estímulo ao interesse e a incorporação dos LGBTs que não se enquadram em tal perfil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus, ESPM-Rio

Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Santos Vieira de Jesus, D. (2018). “Futebol é coisa para mano, mana e mona” ? A LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil. Revista Periódicus, 1(10), 343–372. https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.26521