Construídas no feminino: Relações histórico-culturais no corpo e no gênero das travestis

Autores

  • Andrews do Nascimento Duque Universidade Federal do Amazonas
  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.26294

Resumo

Este artigo é um desdobramento de uma dissertação de mestrado que centrou-se na compreensão do desenvolvimento das travestis que moram na cidade de Manaus, partindo da perspectiva da psicologia histórico-cultural proposta por Vygotsky. Partimos da prerrogativa que o desenvolvimento da identidade de gênero terá forte influência dos aspectos sociais, históricos e culturais. O objetivo deste trabalho é analisar as relações histórico-culturais no desenvolvimento identitário das travestis que moram na cidade de Manaus. Como metodologia, escolhemos a pesquisa qualitativa, que tem como instrumento a entrevista semiestruturada, os dados coletados foram transcritos e então submetidos à análise dos núcleos de significação. Os resultados a partir das falas das participantes indicaram que em seus desenvolvimentos, elas são fortemente marcadas por concepções presentes na cultura ocidental, tais como idealizações de gênero, aspectos políticos, econômicos e socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrews do Nascimento Duque, Universidade Federal do Amazonas

Psicólogo, Mestre em Psicologia - UFAM.

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Psicólogo, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Especialista em Psicologia Social; Mestre em Psicologia (UFAM) e doutorando em Psicologia (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Duque, A. do N., & Souza, D. C. de. (2020). Construídas no feminino: Relações histórico-culturais no corpo e no gênero das travestis. Revista Periódicus, 2(13), 01–21. https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.26294

Edição

Seção

Seção Livre