“Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental

Autores

  • Paulo Melgaço da Silva Junior FAETEC/RJ
  • Marcio Caetano FURG
  • Treyce Ellen Silva Goulart UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i9.25783

Resumo

Este artigo se propõe refletir e discutir as masculinidades como enunciações performáticas e suas interações nas dinâmicas escolares. Para tanto, buscamos nas narrativas sobre a escola os modos como as normas da masculinidade hegemônica foram ressignificadas e vividas neste espaço. Por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo foram produzidos os dados com uma escola pública em Duque de Caxias/RJ. Com o estudo observamos que na Educação Infantil e no primeiro segmento do Ensino Fundamental é possível subverter as normas e construir masculinidades queer sem que sejam consideradas subalternas ou que haja hierarquização entre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Silva Junior, P. M. da, Caetano, M., & Goulart, T. E. S. (2018). “Ele queria ser a Cinderela”: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental. Revista Periódicus, 1(9), 87–104. https://doi.org/10.9771/peri.v1i9.25783