Heterotopias do (in)desejável: conjugando espaços e sexualidades a partir da fotografia de Alair Gomes

Autores

  • Bruno Pereira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.23951

Resumo

Neste artigo, tenho como objetivo discutir as relações entre espaço e sexualidades dissidentes, com foco no homoerotismo masculino, a partir da fotografia de Alair Gomes (1921 – 1992), artista considerado o percussor do homoerotismo na fotografia brasileira. Elegi para análise fragmentos da série Beach., realizada ao longo das décadas de 1960 e 1980 na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Entendo que Alair, por meio da sua “escritura fotográfica”, imaginou uma nova conjugação entre espaço e sexualidades dissidentes como campos de possível, criando assim, o que chamarei de heterotopias do (in)desejável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Psicólogo e Mestre em Psicologia, na área de Psicologia e Sociedade, ambos pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, UNESP-Assis, São Paulo. Especialista em Fotografia: práxis e discurso fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do grupo de pesquisa PsicuQueer CNPq/Unesp-Assis.

Downloads

Publicado

2018-01-06

Como Citar

Pereira, B. (2018). Heterotopias do (in)desejável: conjugando espaços e sexualidades a partir da fotografia de Alair Gomes. Revista Periódicus, 1(8), 62–78. https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.23951

Edição

Seção

Dossiê 8 - Cidades dissidentes