“Mal Amadas”, “Porcas”, “Feminazis”, “Sujas”, “Xanatunzel”, “Nojentas” e “Xontuzeis” – Análise dos Discursos de Ódio sobre a performance Pelos Pêlos e seus desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i7.21665Resumo
O presente artigo é uma análise quanti qualitativa dos discursos de ódio sobre a performance Pelos Pêlos (2013), realizada pela coletiva Tete a Teta. A ação consiste em duas mulheres unidas pelos pêlos pubianos e que andam pelo centro da cidade, num horário de grande movimentação. Os registros dessa performance se tornaram memes de um perfil antifeminista no Facebook, que tem como propósito satirizar esse movimento social. A partir da repercussão desse material foram contabilizados 394 comentários de ódio que servem como base para produção do presente artigo. Enquanto os discursos de ódio que aqui mostramos, servem para desqualificar as mulheres. Desejamos voltar antes, ir contracorrente, fazer o trajeto contrário: analisar essas falas para qualificar ainda mais o discurso e debate feminista. E é sobre isso que desejamos nos esparramar, invocar, debruçar, remexer e cutucar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Periódicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).