Poderes, perigos e inquietações discursivas: um certo discurso analítico sobre teorias do gênero e transidentidades
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i5.17182Resumo
O presente trabalho busca questionar discursos normativos de psicanalistas que concorrem pela produção de um saber verdadeiro acerca da subjetividade e da sexualidade humanas. Os argumentos são analisados, a princípio, com base em um texto psicanalítico que reproduz uma postura hostil ao diálogo crítico com os estudos de gênero e queer. O trabalho se debruça, ainda, sobre a abordagem patologizante, de herança psiquiátrica, que certo discurso psicanalítico fabrica acerca das transidentidades, inviabilizando uma escuta heterotópica da singularidade dessas subjetividades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).