Práticas identitárias e letramentos queer no Ensino Médio: desafios e perspectivas curriculares para o ensino de línguas

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i4.15435

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca do que é proposto nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio da área de Linguagem para o ensino de línguas. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre o que é proposto no documento, as concepções de língua, linguagem e letramentos são abordadas neste trabalho. Utilizando-se das discussões de Hall (1992) e Rajagopalan (2003) sobre identidades, os conceitos de Louro (2001; 2006; 2010) acerca de pós-modernidade e a proposta de letramentos queer de Gibson e Meem (2005) e Rocha (2012), alguns possíveis assuntos são sugeridos para serem abordados em uma revisão do documento. Como resultado, observou-se que é de fundamental importância que seja realizada uma atualização das orientações, visando trazer para discussão no ambiente escolar temas recorrentes na pós-modernidade, como, por exemplo, os estudos queer, a fim de realizar um ensino de línguas mais eficaz nas escolas brasileiras.

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Publicado

2016-01-17

Como Citar

Beltrão, M. E. (2016). Práticas identitárias e letramentos queer no Ensino Médio: desafios e perspectivas curriculares para o ensino de línguas. Revista Periódicus, 1(4), 231–241. https://doi.org/10.9771/peri.v1i4.15435