Olhares sobre a sexualidade do/a docente homossexual na escola
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12882Resumo
O/a professor/a homossexual deve permitir que os/as alunos/as saibam como ele/ela vive a sua sexualidade? Esta pergunta, realizada a setenta e três docentes da Educação Básica, consiste na questão norteadora deste artigo queenfatiza parte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação cujo objetivo foi de compreender e problematizar aspectos da constituição identitária de professores/as que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero; entrecruzando a análise de quatro fontes: bibliográfica, documental, questionário e entrevista. Teoricamente, a pesquisa embasou-se nos conceitos de identidade e diferença, na (re)construção das identidades sexuais e de gêneros e nas reflexões elaboradas pela teoria queer. O transitar pelas fronteiras das sexualidades e do gênero permanece como um fator de estranhamento e repulsa no contexto escolar, manifestado pelos diversos sujeitos que o compõem, levando-nos a concluir que, na maioria das vezes, professores/as vêm reafirmando, através de suas práticas pedagógicas, um conjunto de normas preconceituosas, excludentes e arbitrárias, principalmente quando às sexualidades e o gênero colocam-se em discussão.Downloads
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