A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher

Autores

  • Juliana Ribeiro de Vargas
  • Maria Luisa Merino Xavier

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12878

Resumo

O presente estudo visa analisar e problematizar de que modo a experiência de ser aluna jovem, na contemporaneidade, tem sido atravessada por discursos visibilizados em mídias musicais acessadas por alunas do último ano do Ensino Fundamental, estudantes de uma escola da periferia. É importante referir que tais mídias estão armazenadas nos cartões de memória dos aparelhos celular das referidas alunas e são acessadas por elas em diversos momentos da rotina escolar. A partir das perspectivas teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, com o apoio de metodologias de cunho etnográfico, constituímos duas categorias analíticas, sexualidade e ostentação/consumo. Nas mesmas são evidenciados e problematizados discursos e suas possíveis relações com a subjetivação das jovens. Por fim, afirmamos acreditar na relevância, pedagógica e social, de estudos que investiguem posicionamentos e comportamentos de alunas contemporâneas a fim de sejam constituídas práticas pedagógicas diferenciadas, contemplando as exigências das legislações vigentes e ainda as necessidades específicas de cada grupo de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-18

Como Citar

de Vargas, J. R., & Merino Xavier, M. L. (2015). A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher. Revista Periódicus, 1(2), 70–83. https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12878

Edição

Seção

Dossiês