Estranhos familiares: a inserção das personagens homo/lesbo/bi/transexuais no cinema
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10172Palavras-chave:
Homo/lesbo/bi/transexualidade, Cinema, Cinema contemporâneo.Resumo
As personagens homo/lesbo/bi/transexuais surgem no cinema na década de 1930. Com a vigência doCódigo de Hayes (1934-1963), elas são mostradas de forma negativa e inferior. Mas é com a revolução dasociedade no fim da década de 1960 que essas personagens começaram a ganhar destaque no cinema mundial etemas relevantes para o público LGBTTIS perderam o tom de deboche e/ou vilania. O objetivo deste trabalho éanalisar as diferentes manifestações e tratamentos dados à homo/lesbo/bi/transexualidade, de forma panorâmica,durante o período em que o Código de Hayes assolava a indústria hollywoodiana, bem como o período posteriorao Código, findando-se na produção de filmes contemporâneos sobre a temática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).