Os desafios da “Escuta Ativa”: manifesto por uma gestão queer em políticas feministas e LGBT

Autores

  • Felipe Bruno Martins Fernandes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10151

Palavras-chave:

Gestão de Políticas Públicas, Feminismo, Movimento LGBT e Queer

Resumo

O presente manifesto tem o objetivo de estruturar uma posição ético-política feminista para analistasde políticas e gestores em gênero e sexualidades. Afirma, sob o conceito de “escuta ativa”, o poder e areflexividade como dimensões a receberem investimento por parte desses sujeitos, o que remeteria suas práticasadministrativas ao paradigma feminista. Amplia as tarefas sob responsabilidade de gestores comprometidos coma transformação e justiça sociais, dizendo que não basta cumprirem suas funções administrativas usuais, mas anecessidade de escutarem ativamente os grupos em situação de violência e desigualdade e, na medida dopossível, assumirem uma posição feminista e queer. Conclui com a posição de que a construção de umasociedade com justiça social e igualdade de direitos para os grupos vulneráveis à violência e em situações dedesigualdade, é um compromisso de todos e todas que só será alcançado no âmbito das políticas públicas se oconjunto de gestores se sensibilizarem em relação às hierarquias de gênero e sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bruno Martins Fernandes, UFBA

Professor na Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorando em Antropologia Social, Universidade Federalde Santa Catarina, Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Martins Fernandes, F. B. (2014). Os desafios da “Escuta Ativa”: manifesto por uma gestão queer em políticas feministas e LGBT. Revista Periódicus, 1(1), 92–105. https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10151