Os desafios da “Escuta Ativa”: manifesto por uma gestão queer em políticas feministas e LGBT
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10151Palavras-chave:
Gestão de Políticas Públicas, Feminismo, Movimento LGBT e QueerResumo
O presente manifesto tem o objetivo de estruturar uma posição ético-política feminista para analistasde políticas e gestores em gênero e sexualidades. Afirma, sob o conceito de “escuta ativa”, o poder e areflexividade como dimensões a receberem investimento por parte desses sujeitos, o que remeteria suas práticasadministrativas ao paradigma feminista. Amplia as tarefas sob responsabilidade de gestores comprometidos coma transformação e justiça sociais, dizendo que não basta cumprirem suas funções administrativas usuais, mas anecessidade de escutarem ativamente os grupos em situação de violência e desigualdade e, na medida dopossível, assumirem uma posição feminista e queer. Conclui com a posição de que a construção de umasociedade com justiça social e igualdade de direitos para os grupos vulneráveis à violência e em situações dedesigualdade, é um compromisso de todos e todas que só será alcançado no âmbito das políticas públicas se oconjunto de gestores se sensibilizarem em relação às hierarquias de gênero e sexuais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).