Periódicus prorroga prazo de envio de textos para o dossiê “Dissidências sexuais e de gênero nas religiões: precisamos mesmo desse tal religare?”

2020-06-02

A Revista Periódicus prorrogou o prazo de envio de textos para o dossiê “Dissidências sexuais e de gênero nas religiões: precisamos mesmo desse tal religare?” até o dia 1 de julho de 2020.

O dossiê é organizado por Luciana Duccini, Claudenilson Dias, Felipe Rocha e Sidnei Nogueira.

Proposta: A expressão religiosa e espiritual é parte constitutiva da vida de muitas pessoas LGBTQI+, ainda que lhes seja negada a participação efetiva em diversas práticas litúrgicas, na construção de referenciais teológicos e filosóficos das suas tradições e em manifestações públicas e celebrativas de seus espaços sagrados. Neste momento de retrocessos políticos e de recrudescimento de fundamentalismos religiosos relacionados às dissidências sexuais e de gênero, como vemos diariamente nas mídias sociais e televisivas, este dossiê acolhe propostas que discutam as relações de gênero, sexualidades e religiosidades dissidentes. Nesse sentido, buscamos escritas críticas des/de/pós-coloniais sobre o espaço de sociabilidade das religiões de matriz africana e outras, no que se refere a essas dissidências, sua aceitação ou ao modo como as tradições religiosas podem macular os corpos com aspectos moralizantes, culminando na dessubjetivação desses sujeitos dissidentes. Propomos, com este dossiê, congregar trabalhos que discutam esses temas, desde lugares teórico-metodológicos múltiplos, tendo como enfoque as dissidências sexuais e de gênero e as vivências dissidentes nos espaços religiosos. Esperamos receber contribuições de pessoas acadêmicas pesquisadoras, religiosas e, ainda, pessoas que desejam narrar e refletir sobre suas perspectivas religiosas e dissidentes, em formas múltiplas de escrita.

 

Data limite de envio dos textos: 1 de julho de 2020.

Todas as propostas devem ser enviadas através do site da revista: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus.

No site também constam informações sobre a linha editorial da revista e as demais diretrizes para as pessoas autoras.

A revista Periódicus é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia.  A revista é editada pelos pesquisadores Leandro Colling, Helder Thiago Maia e Matheus Araujo dos Santos, integrantes do NuCuS.