A Estratégia como Prática Social: O Pensar e o Agir em um Programa Social Governamental

Autores

  • Isabel Cristina Sampaio Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças
  • Graziela Xavier Fortunato Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio
  • Sergio Augusto Pereira Bastos Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio

Resumo

Os sujeitos organizacionais reproduzem específicas maneiras de fazer estratégia notadamente no caso de programas sociais governamentais. Isto pode ser observado no Programa Terra Mais Igual, em Vitória, Espírito Santo, que é ancorado na urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda e dedicado à melhoria da qualidade de vida. Considerando que estratégias são associadas às ações cotidianas nas suas formas de pensar, sentir e agir e tendo o objetivo de avaliar oprocesso de articulação dos sujeitos organizacionais na realização de estratégias, a teoria social de Certeau (1994) foi utilizada como principal referência deste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A triangulação de métodos realizada foi adequada ao estudo de caso e como resultado, foram reveladas as particularidades das práticas sociais dos praticantes do programa nas suas formas de tomar decisão, socializar pessoas, adotar práticas administrativas formais, comunicar, negociar e administrar conflitos e aprender.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Sampaio, Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças

Possui mestrado pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças(2010). Tem experiência na área de Administração. 

Graziela Xavier Fortunato, Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2009) com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC (2003) com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC (1999), Pós Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio (1995) e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1993). Formação profissional de mais de quinze anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Nessas empresas, obteve experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, trabalhou quatro anos como Relações com Investidores, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, custos, qualidade de comunicação, valor da empresa, governança corporativa, indicadores contábeis e financeiros. Realizou consultoria nas áreas de varejo, petróleo, mineração, concentrado em avaliação de empresas. Na área acadêmica desenvolve pesquisa em finanças corporativas, opções reais e marketing financeiro.

Sergio Augusto Pereira Bastos, Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Foco de pesquisa: alianças e redes estratégicas, gestão estratégica de empresas, setores regulados, estratégias políticas empresariais. Consultor de empresas, atualmente sócio da Substantiva Consultoria. Ex-sócio da Insight Consulting (2008-2010). Trabalhou para: IBM Brasil, PriceWaterhouseCoopers, Mesbla, O Globo e Andersen Consulting.

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Publicado

2013-10-25

Como Citar

1.
Sampaio IC, Fortunato GX, Bastos SAP. A Estratégia como Prática Social: O Pensar e o Agir em um Programa Social Governamental. Organ. Soc. [Internet]. 25º de outubro de 2013 [citado 28º de julho de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8853

Edição

Seção

Artigos