A Estratégia como Prática Social: O Pensar e o Agir em um Programa Social Governamental

Authors

  • Isabel Cristina Sampaio Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças
  • Graziela Xavier Fortunato Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio
  • Sergio Augusto Pereira Bastos Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio

Abstract

Os sujeitos organizacionais reproduzem específicas maneiras de fazer estratégia notadamente no caso de programas sociais governamentais. Isto pode ser observado no Programa Terra Mais Igual, em Vitória, Espírito Santo, que é ancorado na urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda e dedicado à melhoria da qualidade de vida. Considerando que estratégias são associadas às ações cotidianas nas suas formas de pensar, sentir e agir e tendo o objetivo de avaliar oprocesso de articulação dos sujeitos organizacionais na realização de estratégias, a teoria social de Certeau (1994) foi utilizada como principal referência deste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A triangulação de métodos realizada foi adequada ao estudo de caso e como resultado, foram reveladas as particularidades das práticas sociais dos praticantes do programa nas suas formas de tomar decisão, socializar pessoas, adotar práticas administrativas formais, comunicar, negociar e administrar conflitos e aprender.

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Author Biographies

Isabel Cristina Sampaio, Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças

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Graziela Xavier Fortunato, Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2009) com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC (2003) com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC (1999), Pós Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio (1995) e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1993). Formação profissional de mais de quinze anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Nessas empresas, obteve experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, trabalhou quatro anos como Relações com Investidores, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, custos, qualidade de comunicação, valor da empresa, governança corporativa, indicadores contábeis e financeiros. Realizou consultoria nas áreas de varejo, petróleo, mineração, concentrado em avaliação de empresas. Na área acadêmica desenvolve pesquisa em finanças corporativas, opções reais e marketing financeiro.

Sergio Augusto Pereira Bastos, Instituto de Administração e Gerência - PUC-Rio

Doctor in Business Administration from the Catholic University of Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), Master in Business Administration from the Catholic University of Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduated in Mechanical Engineering from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Focus of research: strategic alliances and networks, strategic management, regulated industries, business political strategies. Business consultant, currently a partner at Substantiva Consultoria. Former partner of Insight Consulting (2008-2010). Worked for: IBM Brazil, PriceWaterhouseCoopers, Mesbla, The Globe and Andersen Consulting.

Published

2013-10-25

How to Cite

1.
Sampaio IC, Fortunato GX, Bastos SAP. A Estratégia como Prática Social: O Pensar e o Agir em um Programa Social Governamental. Organ. Soc. [Internet]. 2013Oct.25 [cited 2024Dec.22];20(66). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8853

Issue

Section

Articles