Não Vai Doer Nada: O Conforto Psicológico e a Fidelização dos Clientes de Serviços Odontológicos

Autores

  • Cláudio de Luna Lins Universitas Negeri Surabaya ou UNESA
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá - RJ
  • Joyce Gonçalves Altaf Instituto Vianna Junior - MG

Resumo

O objetivo deste artigo - de abordagem qualitativa é identificar a importância que pacientes de serviços odontológicos aplicam ao conforto psicológico ao consideraremas novas aquisições deste serviço. O resultado da pesquisa indicou que esta importância é elevada com base nos diversos fatores que os pacientes-clientes relataram como relevantes para se sentirem psicologicamente confortáveis e, por consequência, confiantes em seus dentistas.

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Biografia do Autor

Cláudio de Luna Lins, Universitas Negeri Surabaya ou UNESA

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Cidade (2005). Pós-Graduado em Administração e Marketing Esportivo (UGF). Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA (2010),com dissertação na área de Marketing de Serviços com foco na Fidelização dos clientes de Odontologia pela ótica do Conforto Psicológico dos mesmos. Coach executivo e gerencial. Atualmente administra a Clínica Odontológica Odontoplan, da qual é sócio. Ministrou cursos de extensão na Universidade Estácio de Sá, nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá - RJ

Possui doutorado (2002) e mestrado (1992) em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Foi analista de agronegócios na Fundação Getulio Vargas durante 23 anos, tendo sido redatora e editora-assistente da revista Agroanalysis. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamentos.

Joyce Gonçalves Altaf, Instituto Vianna Junior - MG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Granbery (2007), pós graduação em História Econômica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), curso de extensão em Marketing e Liderança pelo Marietta College e é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá - MADE (2009). É editora da revista científica Vianna Sapiens. Atua como professora das Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior e da Fundação Educacional Machado Sobrinho, no curso de Administração de Empresas ministrando diversas disciplinas em nível de graduação, elaboração de projetos acadêmicos e publicação de trabalhos científicos na área de Administração. Exerce a função de professora no curso de Pós Graduação em Administração Pública da UAB/UFF e tutora a distância do curso de graduação em Administração Pública da UAB/UFJF . Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing,comportamento do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.

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Como Citar

1.
Lins C de L, Troccoli IR, Altaf JG. Não Vai Doer Nada: O Conforto Psicológico e a Fidelização dos Clientes de Serviços Odontológicos. Organ. Soc. [Internet]. 29º de outubro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];20(66). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/8835

Edição

Seção

Artigos