Medidas da Aprendizagem Organizacional: Revisão de Literatura e Agenda de Pesquisa
Palavras-chave:
prendizagem Organizacional. Pesquisas. Mensuração.Resumo
Este artigo apresenta o estado da arte sobre mensuração da aprendizagem organizacional. Foram utilizadas como referência as escalas publicadas em artigos científicos das bases de dados ISI Web of Science, sub-base Social Sciences Citation Index (SSCI) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). O artigo mapeia as escalas de aprendizagem organizacional e analisa as bases conceituais das diferentes medidas existentes. Foram identificadas 32 escalas para mensurar o construto na ISI Web of Science e 3 escalas na SciELO. Essas são provenientes de diferentes domínios e perspectivas conceituais, sendo o domínio mais comum o de processamento de informações e conhecimentos. Os resultados da análise apontam para um cenário de pesquisa embrionário, com ausência de convergência conceitual entre as medidas e fragilidades metodológicas no desenvolvimento de medidas empíricas válidas e confiáveis em aprendizagem organizacional. A partir destes resultados o artigo apresenta uma agenda de pesquisa para o avanço na mensuração da aprendizagem organizacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-02
Como Citar
1.
Neves EO, Steil AV. Medidas da Aprendizagem Organizacional: Revisão de Literatura e Agenda de Pesquisa. Organ. Soc. [Internet]. 2º de agosto de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];26(91). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22738
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.