Medidas da Aprendizagem Organizacional: Revisão de Literatura e Agenda de Pesquisa
Keywords:
prendizagem Organizacional. Pesquisas. Mensuração.Abstract
Este artigo apresenta o estado da arte sobre mensuração da aprendizagem organizacional. Foram utilizadas como referência as escalas publicadas em artigos científicos das bases de dados ISI Web of Science, sub-base Social Sciences Citation Index (SSCI) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). O artigo mapeia as escalas de aprendizagem organizacional e analisa as bases conceituais das diferentes medidas existentes. Foram identificadas 32 escalas para mensurar o construto na ISI Web of Science e 3 escalas na SciELO. Essas são provenientes de diferentes domínios e perspectivas conceituais, sendo o domínio mais comum o de processamento de informações e conhecimentos. Os resultados da análise apontam para um cenário de pesquisa embrionário, com ausência de convergência conceitual entre as medidas e fragilidades metodológicas no desenvolvimento de medidas empíricas válidas e confiáveis em aprendizagem organizacional. A partir destes resultados o artigo apresenta uma agenda de pesquisa para o avanço na mensuração da aprendizagem organizacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-08-02
How to Cite
1.
Neves EO, Steil AV. Medidas da Aprendizagem Organizacional: Revisão de Literatura e Agenda de Pesquisa. Organ. Soc. [Internet]. 2019Aug.2 [cited 2024Nov.22];26(91). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22738
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.