Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia

Autores

  • José de Arimatéia Dias Valadão Universidade Federal de Lavras
  • José Raimundo Cordeiro Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Jackeline Amantino de Andrade Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Tecnologia Social, Adequação Sociotécnica, Pedagogia da Alternância

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir sobre o que leva as tecnologias sociais a fracassarem se, diferentemente dos tradicionais desenvolvedores de Pesquisa e Desenvolvimento, os principais envolvidos com essas tecnologias são os movimentos sociais, cooperativas populares, organizações não governamentais, unidades públicas de pesquisa e desenvolvimento, divisões governamentais, organismos descentralizados e empresas públicas? Para isso, foi analisada a Pedagogia da Alternância (PA), uma tecnologia social relevante no estado de Rondônia. Metodologicamente, por meio de um estudo de caso, foi realizada uma observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi feita por meio das translações como é discutido na Teoria do Ator-Rede. O estudo mostrou que não é possível falar em sucesso ou fracasso na expansão da PA em Rondônia, a participação de diferentes atores, com objetivos e interesses variados e técnicas e recursos diversos, fez com que em cada localidade a PA fosse específica e com características próprias, não podendo ser generalizada como algo único para todo o Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Arimatéia Dias Valadão, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Federal de lavras (UFLA) do Departamento de Administração e Economia (DAE) com atuação no Curso de Bacharelado em Administração Pública e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP).

José Raimundo Cordeiro Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor assistente de Economia da Universidade Federal do Vale do São
Francisco (UNIVASF)

Jackeline Amantino de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD)

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Valadão J de AD, Cordeiro Neto JR, Andrade JA de. Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia. Organ. Soc. [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 17º de agosto de 2024];24(80). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12019

Edição

Seção

Artigos