Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia
Palavras-chave:
Tecnologia Social, Adequação Sociotécnica, Pedagogia da AlternânciaResumo
O trabalho tem como objetivo discutir sobre o que leva as tecnologias sociais a fracassarem se, diferentemente dos tradicionais desenvolvedores de Pesquisa e Desenvolvimento, os principais envolvidos com essas tecnologias são os movimentos sociais, cooperativas populares, organizações não governamentais, unidades públicas de pesquisa e desenvolvimento, divisões governamentais, organismos descentralizados e empresas públicas? Para isso, foi analisada a Pedagogia da Alternância (PA), uma tecnologia social relevante no estado de Rondônia. Metodologicamente, por meio de um estudo de caso, foi realizada uma observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi feita por meio das translações como é discutido na Teoria do Ator-Rede. O estudo mostrou que não é possível falar em sucesso ou fracasso na expansão da PA em Rondônia, a participação de diferentes atores, com objetivos e interesses variados e técnicas e recursos diversos, fez com que em cada localidade a PA fosse específica e com características próprias, não podendo ser generalizada como algo único para todo o Estado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Valadão J de AD, Cordeiro Neto JR, Andrade JA de. Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia. Organ. Soc. [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 22º de novembro de 2024];24(80). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.