Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia
Keywords:
Tecnologia Social, Adequação Sociotécnica, Pedagogia da AlternânciaAbstract
O trabalho tem como objetivo discutir sobre o que leva as tecnologias sociais a fracassarem se, diferentemente dos tradicionais desenvolvedores de Pesquisa e Desenvolvimento, os principais envolvidos com essas tecnologias são os movimentos sociais, cooperativas populares, organizações não governamentais, unidades públicas de pesquisa e desenvolvimento, divisões governamentais, organismos descentralizados e empresas públicas? Para isso, foi analisada a Pedagogia da Alternância (PA), uma tecnologia social relevante no estado de Rondônia. Metodologicamente, por meio de um estudo de caso, foi realizada uma observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi feita por meio das translações como é discutido na Teoria do Ator-Rede. O estudo mostrou que não é possível falar em sucesso ou fracasso na expansão da PA em Rondônia, a participação de diferentes atores, com objetivos e interesses variados e técnicas e recursos diversos, fez com que em cada localidade a PA fosse específica e com características próprias, não podendo ser generalizada como algo único para todo o Estado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-29
How to Cite
1.
Valadão J de AD, Cordeiro Neto JR, Andrade JA de. Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia. Organ. Soc. [Internet]. 2016Dec.29 [cited 2024Nov.22];24(80). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12019
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.