Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro
Palavras-chave:
Esporte. Futebol–Brasil. Clubes de Futebol. Redes Interorganizacionais. Poder.Resumo
A partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o “produto” – o “desempenho esportivo” – mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.Downloads
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Como Citar
1.
Carvalho FA de, Marques MCP, Carvalho JLF. Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro. Organ. Soc. [Internet]. 10º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];16(48). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11010
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Artigos
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