Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro
Keywords:
Esporte. Futebol–Brasil. Clubes de Futebol. Redes Interorganizacionais. Poder.Abstract
A partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o “produto” – o “desempenho esportivo” – mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Carvalho FA de, Marques MCP, Carvalho JLF. Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.10 [cited 2024Nov.23];16(48). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11010
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.