O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing

Autores

  • Ana Akemi Ikeda
  • Marcos Cortez Campomar
  • Beatriz de Castro Sebastião Pereira

Palavras-chave:

segmentação por coortes, marketing

Resumo

O mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços em desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, a qual busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na passagem para a maioridade. Apesar do forte fator demográfico (idade), a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing e sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. Conclui-se que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Ikeda AA, Campomar MC, Pereira B de CS. O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing. Organ. Soc. [Internet]. 7º de junho de 2014 [citado 23º de novembro de 2024];15(44). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935

Edição

Seção

Artigos