O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing

Autores

  • Ana Akemi Ikeda
  • Marcos Cortez Campomar
  • Beatriz de Castro Sebastião Pereira

Palavras-chave:

segmentação por coortes, marketing

Resumo

O mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços em desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, a qual busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na passagem para a maioridade. Apesar do forte fator demográfico (idade), a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing e sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. Conclui-se que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.

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Como Citar

1.
Ikeda AA, Campomar MC, Pereira B de CS. O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing. Organ. Soc. [Internet]. 7º de junho de 2014 [citado 17º de julho de 2024];15(44). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935

Edição

Seção

Artigos