Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão

Autores

  • Kely César Martins de Paiva
  • Giselle de Souza Mageste
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
  • Magna Edna Bonfim dos Santos
  • Rivalino Aloizio Pereira

Palavras-chave:

gerente, shopping center, função

Resumo

O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.

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Como Citar

1.
Paiva KCM de, Mageste G de S, Melo MC de OL, Santos MEB dos, Pereira RA. Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão. Organ. Soc. [Internet]. 6º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];14(42). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894

Edição

Seção

Artigos