Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão
Palavras-chave:
gerente, shopping center, funçãoResumo
O objetivo desse artigo foi refletir sobre a função gerencial em shopping centers - SC - enfocando as exigências específicas sobre os profissionais nesse contexto do comércio varejista. A discussão conceitual acerca de tal função foi elaborada a partir de três dimensões: ação, devoção e desilusão. Foi realizada uma pesquisa com 20 gerentes comerciais em cinco SC, com uma abordagem essencialmente qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os dados foram apresentados, analisados à luz da técnica de análise de conteúdo e ilustrados com fragmentos das entrevistas. Do ponto de vista da “ação”, levantaram-se dúvidas acerca da possibilidade efetiva que o gerente apresenta de promover o fortalecimento de seu espaço e de seu escopo de trabalho no referido ambiente. Quanto à “devoção”, as relações desenvolvidas pelos entrevistados mostraram-se como um emaranhado de demandas a ser destrinchado diariamente. Por fim, suas “desilusões” referem-se a expectativas e frustrações relacionadas a status, realização profissional e poder, denotando relações ambíguas, fragmentadas e controversas. Dessa maneira, pelo menos para eles, o SC não é o “mundo perfeito” retratado por outros atores sociais em outras pesquisas. Foram feitas sugestões para pesquisas futuras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Paiva KCM de, Mageste G de S, Melo MC de OL, Santos MEB dos, Pereira RA. Função Gerencial do Shopping Center: Ação, Devoção e Desilusão. Organ. Soc. [Internet]. 6º de junho de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];14(42). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10894
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.